segunda-feira, 7 de julho de 2008

Época 2008/2009

ACABARAM AS FÉRIASUMA NOVA ÉPOCA VAI COMEÇAR
Pois é, é bem verdade. As férias ficaram para trás e agora é tempo de voltar ao trabalho e à mesma rotina de todos os fins-de-semana. Espero que todos tenham tido umas férias muito boas, muito bem aproveitadas, com muita praia, muita diversão e principalmente que tenham conseguido recarregar as baterias para mais um longo ano que nos espera até às próximas férias.
Nesta altura em que iniciamos uma nova época seria uma boa ocasião para uma pequena reflexão sobre a época transacta. Reflectir-mos sobre o que fizemos de bom, bem como o que poderíamos mudar nesta nova época. Às vezes os pequenos pormenores fazem toda a diferença. Deixem as vossas SUGESTÕES e críticas para esta nova época.
Beijinhos e AbraçosMadeirenxe

3 comentários:

Anónimo disse...

Um olá cheio de saudades para todos os apitos!
Tal como o amigo Madeirenxe disse espero que todos tenham tido uma excelentes férias, que tenham descansado muito e que estejam preparados para a nova época que se adivinha.
Eu pessoalmente estou cheia de saudades de todos, tenho saudades também de passar aquelas horitas nas piscinas com todos voces bem como estar presente naqueles almoços que tanto alegram as provas de dia completo.

Relativamente à época passada, posso dizer que esta foi fantástica é com orgulho que vejo que se aproximou um pouco mais toda a equipa de arbitragem, é com orgulho também que vejo que se formaram amizades dentro da nossa equipa isso só revela que somos mais que uma equipa de árbitros, somos amigos, somos a "familia dos fins de semana"...
No entanto algo que desgostou durante esta época foi a falta de assiduidade de muitos colegas o que fizeram com que algumas provas fossem realizadas n nas melhores "condições", mas cada um tem a sua vida pessoal só gostava que avisassem a sua indisponibilidade com mais tempo.
Quero ainda mostrar o meu descontentamento com os atrazos dos pagamentos, isto sim é um ponto importante, penso que quem de direito deve tomar uma atitude. Todos nós vamos às provas por "amor à camisola" se assim não fosse certamente nenhum estaria por lá, talvez se tudo fosse pago atenpadamente estariam mais colegas nas provas...

Aproveito ainda para dizer, que deveria ser revista a tabela de subsidios dos árbitros poderar sobre o que poderia ser alterado nomeadamente as presenças, isto já para não falar das deslocações.

Depois de tudo isto, espero que a nova época que se adivinha seja tão boa ou melhor que a anterior, que a animação, a dedicação, o bom trabalho e alegria continuem a ser visiveis nas nossas provas.

Beijinho muito grande e um bom começo de apitadelas que é já este fim de semana

Andreia

ps_ aos caloirinhos que estiveram presentes pela 1ª vez numa prova nacional os meus parabéns, felizmente estive presente para os ver ir ao banhinho, foram dias muito bons e claro é sempre um privilegio estar nas bancadas a ver os amigos trabalhar looool
Só espero que brevemente me possa juntar a voces =D

Anónimo disse...

Um OLÁ enorme para todos.

A Andreia já disse quase tudo. Apenas venho reforçar algumas das ideias que ela descreveu.

Sobre a época passada a minha avaliação é positiva. Para além de achar que as provas correram bem, a amizade e a camaradagem cresceram entre os apitos.

Confesso que já tenho saudades daqueles momentos passados no cais de uma piscina qualquer. Até mesmo daquelas provas que nunca mais tinham fim... saudades das risotas, das gomas, dos bolinhos, dos almoços e de todas as aprendizagens que fiz.

Entristeceu-me de alguma forma as constantes faltas de alguns elementos. Aguns mesmo, nem cheguei a conhecer, a não ser um nome nas convocatórias. Penso que este assunto seria importante de rever e avaliar junto de quem para isso tem poderes.

Outro facto, prende-se com os atrasos nos pagamentos. Todos nós sabemos (porque nos toca na pele), que a vida está difícil e as dificuldades, de vez em quando, são mais que muitas. Apito porque gosto, é certo, mas...

Talvez estivesse na hora de se marcar uma reunião com todos os apitos afim de podermos todos, em conjunto, fazer uma melhor avaliação, dar sugestões, analisar o que se pode mudar para melhor...

Aos apitos dos nacionais, os meus mais sinceros parabens. Ainda que "coxa" estive nas bancadas. Só tive pena de não ter visto a "banhoca"...

Um bom regresso para todos. Uma execelente época de boas apitadelas e camaradagem.

Um abraço.

Alda :)

Anónimo disse...

Muita coisa já aqui foi dita pela Andreia e pela Alda, mas como sou Madeirenxe, sobrinho do Tio Alberto e não tenho papas na língua, vou acrescentar algo mais, pouco.

Espero que esta nova época possa haver ainda mais convívios que o ano passado, isto é, em vez de nos reunirmos todos apenas nos jantares, poderíamos fazer algo mais variado. Sugeria que, de vez em quando houvessem outras actividades como idas ao cinema, jogos de bowling, passeios pela natureza, actividades ao ar livre.

Por falar nisso, quando é que combinamos uma futebolada? Eu fico a baliza para não ter que correr muito.

Quanto à ausência de árbitros notada nas provas existem muitas razões e nalguns é possível melhorar. Deixo algumas sugestões:

1- Provas com mais de 3h de duração prevista, poderia ter um intervalo de 10min de 90min em 90min para descanso. Enquanto era atleta achava os intervalos desnecessários, era uma seca quer que esperar 10min para continuar, mas hoje que sou árbitro 10min para desanuviar a cabeça, para comer, para beber um pouco de água acho fundamental. Se houvesse um intervalo era escusado andarmos a arranjar estratégias de distribuição de comida, pois se soubesse-mos que daqui a 10min íamos ter um intervalo, até podia-mos esperar. Só melhorava a nossa prestação e aparência.

2- 4 e 5 meses de pagamentos de provas em atraso, chegam aos mais assíduos a 400 e 500€. Este dinheiro, embora como a Andreia referiu e bem, seja pouco, e falando por mim que sou estudante e não tenho outra forma de rendimento, faz-me muita falta. Por isso lanço duas soluções:
2.1- Realização dum contrato de trabalho com os árbitros de modo a que todos os meses recebam um XYZ e em contrapartida vão a todas a provas. Deste modo já saberemos que quem aderir vai aparecer nas provas.
2.2- Continuar no sistema em que estamos mas, o pagamento ser efectuado mensalmente.

3- Dar preferência aos que aparecem com maior regularidade às provas que são mais bem pagas, como gratificação. À alguns colegas que infelizmente só aparecem nas provas fora de Lisboa e nas provas do Inatel, nas provas em que há melhor pagamento, renegando assim, quando é fim de semana duplo, os mais assíduos para as provas que "nunca" ninguém aparece.

Epa, eu disse que era pouco, mas....
Estas foram algumas sugestões e críticas minhas, mas muitas mais decerto haverão, por isso fico a espera de ver novas ideias.
Quantas mais soluções forem apresentadas, mesmo que aparentemente parvas podem ajudar outros a desenvolver uma sugestão melhor.

Beijinhos e abraços,
Madeirenxe