domingo, 2 de março de 2008

Domingo...

Finalmente chegou ao fim um intenso fim de semana…
Hoje o dia correu bem melhor, parece que o ditado “tarde ou nunca se endireita” não se verificou, com esforço e dedicação consegue dar-se a volta aos problemas, o dia de hoje foi exemplo disso. A sessão da manhã demorou apenas 3h30m, os resultados saíram a tempo, as medalhas foram entregues a tempo e horas enfim…
Pessoal do apito a vocês só quero dizer, mais uma vez, que são os maiores, a nossa energia, alegria, boa disposição e dedicação esteve aos olhos de todos os que por aquela piscina passaram, é um prazer pertencer e trabalhar com uma equipa assim.
Este fim de semana tivemos alturas menos boas e porque não dizer mesmo más, no entanto tudo se dissipou e valeu o ditado “a união faz a força”.
Tive pena que o nosso J.A. não tivesse sido convidado a fazer pelo menos uma entrega de medalhas, penso que ele merecia não só por ter sido alguém sempre muito preocupado com a prova e com os colegas, mas também porque seria um representante da equipa de arbitragem que tantas vezes fica “por baixo” quando não tem culpa das coisas…
Parabéns a todos pela vossa prestação, empenho, dedicação, amizade, alegria enfim…


Obrigado família dos fins de semana!

Beijinhos e abraços e venham as próximas apitadelas

A.M.

43 comentários:

Anónimo disse...

Terminou!! Provavelmente o fim de semana mais exaustivo que eu, e porventura muitos outros,ja tivemos..O que nos valeu mesmo foi o espírito de equipa e a boa vontade da maioria do pessoal.
Agradeço a todos aqueles que criaram, da melhor maneira possivel,um ambiente fantastico naquela piscina, desde a mandar piropos aos atletas ou a "gozar" com os proprios colegas..
Elogio o J.A. pela paciencia que demonstrou no decorrer da prova.. Obrigada "familia de fim de semana"..
beiinhos CL

Anónimo disse...

Foi, sem dúvida, o mais longo, o mais cansativo fim de semana de arbitragem que tive! Contudo foi, sem dúvida, onde se conseguiu mais companheirismo, mais alegria, mais desabafos, mais convivência com atletlas, mais.... de tudo.

O meu maior apreço ao JA. Realmente, deveria ter sido chamado a entregar um dos muitos prémios aos atletas. Talvez numa outra piscina, num outro campeonato, se lembrem de nós...

Abraços cansados

A.S. :)

Anónimo disse...

Bem, finalmente a maratona "Campeonatos Regionais" terminou sem grandes problemas neste 3 dia de provas. Estão todos de parabens pelo esforço feito em prol da modalidade, dos atletas e do espírito de equipa. Todos nós saímos beneficiados com isto.

Quanto às criticas que recebemos, lembrem-se que so aqueles que apresentam trabalho podem ser criticados. Quem não é criticado é quem não trabalha.

O meu obrigado a todos por terem feito deste fim de semana o melhor e mais prolongado de sempre..:D

Beijinhos e Abraços
Madeirenxe

Anónimo disse...

Mais um fim de semana de natação que passou...Mas este com um gostinho especial para todos nós...não acham? Penso que só faltou a piscina perder água... pois de tudo houve um pouco...A todos os arbitros que tive a honra de "chefiar" este fim de semana envio um abraço de reconhecimento e de gratidão por me terem ajudado a passar esta prova de fogo...Só mesmo com um grande espirito de equipe foi possivel comermos bolo de bolacha quase ás 8 da noite e almoçarmos juntos no ultimo dia...Isto sim é importante. O resto fica para a história...
Acreditem q hoje 2ªfeira, já sinto saudades vossas,da Ana Patacas e da Andreia,do Chefe Gavancha,da Verinha,do grande Madeirense,da Paulinha,do Mário e da sua informática,do Correia...Obg a todos pela ajuda.Bem hajam! CJ

Anónimo disse...

Parabéns ao J.A. do Campeonatos Regionais e a toda a sua equipa que com coragem conseguiram argumentar, todas as peripécias produzidas pela organização.
Deverá a ANL e conselho de arbitragem da mesma reconhecer, o valor da equipa que tem. Passar horas a fio a arbitrar provas, com intervalos miseráveis que mal dão para comer uma bolacha, dai ser notório verem-se alguns a comer umas coisinhas que levam no bolso.
Quanto à má organização da prova, o que está feito, feito está e nada se pode fazer, os lideres da ANL se querem ficar bem na fotografia e aspirarem a voos mais altos ainda têm muito que aprender, principalmente a organizarem-se, a partilharem esforços, ideias e aprendizagens.
Já cá se soube que a informática não é o forte de alguns elementos e isso foi notório pela tardia aparição dos resultados. Na minha modesta opinião aconselho que devemos sempre admitir que não temos capacidade para tudo e escolher outros que tenham maior aptidão para o domínio das novas tecnologias.
E para rematar, ficou muito bem o pedido de desculpas do Sr. Presidente da ANL à equipa de Arbitragem pela confusão instalada. Mas por outro lado ficou-lhe muito mal não ter convidado o Sr. J.A. para a entrega de medalhas. Uma vez que isso é habitual em provas nacionais, e pelo sim pelo não ficava-lhe sempre bem. Sr. Presidente não queira o protagonismo todo para si, assim deu uma de cheio e outra de vazio.
Deixemos as orelhas do Sr. Presidente e louvemos a união e espírito de equipa dos Árbitros que estiveram no cais da piscina do Jamor, há quem lhe chame solidariedade mas eu prefiro chamar-lhe amizade, respeito, união três palavras mágicas que fazem uma equipa.
Parabéns a todos vocês que entre sorrisos, esforço e cansaço tornaram possíveis os Campeonatos Regionais.

Dra. Formiga

Anónimo disse...

Dra Formiga, uma forte aplauso!... Tá tudo dito: amizade, respeito, união e, pelo meio umas vaquinhas, uns ratinhos, uns hamburgers, para repôr energias físicas... no fim uns biscoitos e bolinhos para adoçar o fim do dia, mas pelo meio, os almoços para reforçar a convivência...

A.S. :)

Anónimo disse...

Dra Formiga explique lá bem para quem é o recado que está implicito no seu comentário sobre a parte informática. Tanto quanto sabemos se não fosse o empenho do Mário Nunes em dar a volta ao sistema ainda estavamos no Jamor...e o mário faz parte da nossa equipa.
C.C.:)

Anónimo disse...

Caro CC, o Sr. Mario Nunes veste a camisola, agora se ele pertence de corpo e alma à sua equipa isso ja nao sei, e tanto quanto soube foi-lhe referenciado um curso de informatica.

Dra. Formiga

Anónimo disse...

Epa, não é para ser convencido, mas reparem lá, só eu é que tive direito a grande no comentário do JA, será que isso quer dizer alguma coisa? :D

Acreditem q hoje 2ªfeira, já sinto saudades vossas,da Ana Patacas e da Andreia,do Chefe Gavancha,da Verinha,do grande Madeirense, da Paulinha,do Mário e da sua informática,do Correia...

Epá, estou a brincar, não me batam :D

Beijinhos e Abraços,
Madeirenxe

Anónimo disse...

Foi um fds mt longo, um fds que começou na sexta bem cedo e acabou domingo à tarde, foi cansativo, com problemas, com mtas situações divertidas, com companheirismo e com algumas quedas :) Há mt tempo que não via a arbitragem da forma como hoje vejo e isso é bom :)
Só tive pena de não ter ido almoçar no domingo com o pessoal..
Em relação à ANL espero que situações como as deste fds não se voltem a repetir e que os problemas que a arbitragem atravessa sejam resolvidos para que tudo possa evoluir de forma positiva!!

Boas apitadelas e até à próxima prova.

S&M a.k.a príncipe da rádio lool

Anónimo disse...

Bem,acho que já foi dito praticamente tudo, só posso reforçar a ideia de companheirismo que une esta equipa, se assim não fosse não sei como teria terminado a jornada deste fds.Um valente elogio ao JA que soube lidar com toda a situaçao da melhor maneira possivel
Apesar de fazer parte da equipa há relativamente pouco tempo é sempre com entusiasmo que vou para mais uma prova sabendo que a diversão é garantida. Obrigada a todos!

Beijinho I.O (aquela da da tmb valente queda!)

Anónimo disse...

Praticamente tudo dito,é de realçar k todos falam no espito de amizade e companheirismo k nos une,salvo raras excepções.È salutar o comvivio entre os mais cotas e mais novos,entre os mais experientes e os menos experientes.
Deu para notar k é por dedicação á modalidade k a maior parte faz este tipo de sacrificio ao fim de semana,sim porque de certeza não é pela parte financeira que se está 8horas numa piscina.
Vale pelo convivio são e franca camaradagem...
até á próxima jornada,bom e merecido descanso
boas apitadelas
cx

Anónimo disse...

Parabéns a todos pelo espirito demonstrado este fds. Sim senhor! Foi com grande pena que apenas estive presente num dos 3 dias de "Estopada" mas deu para verificar o empenho que todos nós tivemos para que a prova corresse da melhor forma. E para a semana lá estaremos outra vez se compensa? ......ham...pensa...repensa.....
Claro que sim! porque estamos juntos.. e só! porque como o cx disse e muito bem se fosse pela parte financeira ninguem punha lá os pés.

Até pa semana "Malta do Apito"

cs

Anónimo disse...

Já agora quem é o J.A?
É que eu estou um pouco distraído.
Já agora, será que os lideres da anl não fizeram nada?
Estiveram sentados na bancada a ver a prova?
Será que não estiveram preocupados em que a prova decorresse sem problemas?
Mas existe um facto que quero aqui deixar claro, a equipa de arbitragem foi excelente, combativa e solidária e está provado que esta equipa funciona e vai continuar a funcionar.
E conforme já aqui foi dito esta malta não anda cá por dinheiro caso contrário teriam ido todos embora. Esta malta é boa.

Dr apito.

Anónimo disse...

Dr. Apito, quem é o J.A.??
Bem passo a explicar as iniciais J.A. = Juiz Árbitro!!!
Os lideres da ANL, bem tentaram fazer algo só que o mal já estava feito terem aceite uma prova nestas condições. Felizmente a prova fez-se mesmo com todas as intemperies a que teve direito e em que as personagens principais foram os atletas em conjunto com a nossa grande equipa de arbitragem.

Anónimo disse...

Vcs deviam ter um pouco de modéstia e fazer juz ao trabalho das pessoas que estão neste momento na ANL, desde a direacção ao CA.
Ou será que não anda por aí mão de alguêm......?????
E segundo percebi o problema da prova teve exclusivamente a ver com o programa informático e não com a sua estrutura, que pretendia dar competitivadade à mesma e nem sequer teve a ver com quem estava responsável pelo informática.
Agora que foi uma prova longa foi, foi uma prova saturante, foi, mas para todos de forma geral. Portanto caros colegas é bom ser-se modesto fica bem.
Já agora o J.A. tem uma função atribuída na prova e não vejo relação na entrega de medalhas no decorrer da prova.
Mas porquê o JA e não JP ou CCH ou outro qualquer?
Quanto ao presidente e não necessito de defende-lo, mas fica mal aos colegas falarem mal do responsavel da organização à qual pertencem. Ele esteve lá na cabine e deveria ser aí o local para colocarem as questões ou então marque-se uma reunião e diga-se o que se tem a dizer.


Dr. Apito

Anónimo disse...

Dr. Apito, pelo que disse no seu ultimo comentário, percebeu-se que não faz parte do grupo de árbitros que esteve na prova. A meu entender, a responsabilidade do que aconteceu este fim de semana, não é do Presidente do CRA, não é do Presidente da ANL, não é do João ou da Joaquina, a culpa é da ANL enquanto organizadora. Já estive na organização de provas noutra associação que não e ANL e sei o trabalho que está por detras, desde o aluguer da piscina, às inscrições dos atletas, à elaboração do programa, entre tanta outra coisa. Mas temos que admitir que a ANL falhou. A partir do momento em que, ao fazer a start list, deparasse com uma quantidade enorme de atletas, deveria ter o cuidado fazendo contas rápidas ver quanto tempo levaria a sessão. Sou da opinião que, nenhuma sessão deverá ter mais de 3h de duração, devendo sempre existir um intervalo no meio. Este fim de semana ouve sessões de 4h30m. Já imaginou o trabalho de um juiz de estilos, estar este tempo todo de pé a andar de um lado para o outro? A concentração que um cronometrista tem que ter de modo a inicializar e parar o cronómetro no devido tempo? A velocidade a que o secretariado tem que trabalhar, sem poder descansar? Está mais que visto que o primeiro erro está na elaboração da estrutura da prova. O segundo erro está em, por parte da organização, não pensarem no trabalho dos árbitros no dia da prova. Outro erro está em, a organização não ter alternativa para quando algo falha, como o sistema informático no primeiro dia.

Quanto à entrega de medalhas, foram entregues pelo Presidente da ANL como responsável máximo da Associação, da mesma forma, o JA é o responsável da equipe de Arbitragem naquela prova. Em diversos Campeonatos Nacionais e Provas Internacionais que participei enquanto atleta, o JA era sempre convidado a numa das entregas estar presente.

Enquanto arbitro estou descontente com o Presidente em alguns aspectos, mas penso que não estamos a “falar mal”, mas sim a criticar o trabalho que tem realizado.

Espero é que, da próxima vez que escreva, em vez de se esconder por detrás do Dr. Apito, identifique-se de modo a que todos possamos saber que é.

Beijinhos e Abraços,
Madeirenxe

Anónimo disse...

Quero mostrar o meu apreço aos sobreviventes desta prova, conseguimos passar 3 longos dias no Jamor, para alguns foi um perigo apitar esta prova. lol
Desde o JA, passando pelos árbitros que passaram a maior parte do tempo de pé (espero que já estejam melhores das dores musculares), até aos cronometristas, estiveram muito bem nestes regionais.
Mas acima de tudo o que levamos deste fim de semana foi o reforço dos bons momentos d companheirismo, alegria, de brincadeira, e acima de tudo boa disposição e espírito de equipa. Continuemos assim prova após prova, que mais momentos de boa disposição teremos.

Parabéns a todos e até à próxima prova.
Boas apitadelas
GV

Anónimo disse...

Também não acredito que este Dr Apito seja arbitro.Se fosse não falava assim de certeza.Estiveste bem madeirense...obriga-os a identificarem-se caso contrario isto não passa de bocas foleiras.Não vale nada e não foi para isto que criámos o blog

Anónimo disse...

Deixem-se destas tretas e ponham a ANL a trabalhar bem.Se a ANL trabalhar bem, as provas correm bem e até o programa informático vai funcionar bem.È bom para nataçao de Lisboa
Boas apitadelas

Anónimo disse...

Caro (mais um) Anómimo das 11:14 PM, caso não tenha conhecimento, nós somos árbitros, não funcionários da ANL. Não nos compete a nós por "a ANL a trabalhar bem", mas sim, criticar o que está mal e sugerir ponto a melhorar.

Mais uma vez peço a todos que se identifiquem. Mandar postas para o ar é muito giro, assumi-las é que é mais complicado.

Beijinhos e Abraços,
Madeirenxe

Anónimo disse...

Cara Madeirense.
As suas afirmações são engraçadas no minimo. Pede aos outros para se identificarem e mantêm o seu anonimato.
Quanto ao resto todos nós sabemos que a prova falhou.Ponto final.
agora o que se tem a fazer é aprender com o os erros, pois aí revela-se a inteligencia do ser humano, aprender com os erros.
Quanto ao resto é passado.
Dr. Apito

Anónimo disse...

Dr Apito.
Tal como desconfiava, não pertence à arbitragem. Se fosse um "apito de plástico", saberia muito bem que é UM madeirense e não UMA madeirense... e, fike sabendo, que O madeirense está perfeitamente identificado!!!....
E como O madeirense disse, e muito bem, somos árbitros e não funcionários da ANL...

Alda :)

Anónimo disse...

Bem definitivamente o Dr. Apito, de pessoa que percebe do apito tem muito pouco... Madeirenxe todos os que pertencem aos "apitos de plástico" sabem quem é...
Será o Dr.Apito algum/a representante da ANL? é para começar a desconfiar com tanta defesa que lhe é feita...
Os campeonatos regionais fizeram-se assim como o open venham as proximas provas, venham novas apitadelas espero que sem mais problemas.

Anónimo disse...

Caros colegas e amigos.
Bom dia para todos vós.
Inicio esta minha intervenção com o renovar de votos de felicitações pela iniciativa da constituição deste espaço de debate e análise de situações que à arbitragem dizem respeito bem assim como (suposição minha)) quaisquer outros por vós julgados como úteis e oportunos.
É um dado adquirido, felizmente, que cada um de nós tem o direito de criticar o que quer que seja da forma que melhor entender, desde que, sejam respeitadas a mais elementares regras da boa educação e do respeito pelas ideias e atitudes dos outros.
Mas a análise só será benéfica e a crítica constructiva se sobre o tema em discussão tivermos um mínimo de conhecimentos, caso contrário, corremos o risco da crítica fácil e gratuita que não leva a lado nenhum.
Relativamente a tudo o que aqui tem sido escrito sobre a Prova realizada no Jamor no passado fim de semana, sou levado a pensar que, embora tenham existido e existam algumas ligações à modalidade enquanto ex-nadadores, pais, árbitros/juízes,etc., existe algum desconhecimento sobre uma boa parte do que está por detrás da realização de uma qualquer prova de natação pura.
Assim, para que uma discussão mais objectiva e realista possa ter lugar, endereço-vos alguns apontamentos que julgo importantes:
1- O figurino da prova em questão foi analisado e discutido no início da presente época desportiva com a participação dos técnicos dos clubes filiados na ANL sob a coordenação do DTR e posteriormente aprovado pela ANL.
2- O respectivo regulamento, e alterações complementares, foi aprovado pela FPN.
(Abro aqui um breve parenteses para realçar que na maioria das vezes os figurinos das provas são elaborados sem que haja a preocupação de se equacionar qual o tipo de solicitação a que o CDA tem de responder. "A equipa de arbitragem só tem é que lá estar..." mais nada...)
Portanto, os responsabilizáveis são naturalmente diversos.
3- Uma prova desta envergadura e com as pretensões que sobre ela pairavam, exigia de toda a estrutura administrativa da ANL uma preparação mais cuidada relativamente a aspectos, tais como; Preparação e lançamento da prova tendo em conta um enquadramento perfeito dentro do plano de actividades dos serviços administrativos da ANL, Definição do plano de água, Regulamento da prova, adequação do aplicativo informático de gestão de torneios face às características da prova e especificações regulamentares, controle de inscrições, verificação e ensaio do sistema informático,prémios, definição de tarefas na implementação da prova, definição do apoio administrativo no secretariado da mesma, nomeação e preparação do director da prova, distribuição de tarefas pelos directores presentes, etc., etc.
4- Na verdade, e SE;
- A Direcção da ANL fosse mais exigente com as datas das inscrições nas provas,
- Os clubes filiados fossem mais respeitadores dessas mesmas datas,
- Os clubes soubessem elaborar correctamente as inscrições nas provas,
- Os clubes verificassem convenientemente as START LIST,
- Os Serviços Administrativos da ANL (S.A.) adequassem convenientemente o aplicativo informático às características de cada prova, e o ensaiassem,
(tendo para isso de possuir mais e melhor formação)
- Os clubes programassem melhor as suas participações nas provas, de molde a não apresentarem já no cais da piscina, tantas alterações,
- Os delegados da ANL às provas tiverem a exacta noção do que devem e não devem fazer, e, por último, SE todos os restantes intervenientes tivessem cumprido minimamente com o que a cada um dizia respeito, certamente que tudo teria corrido de forma diferente e bem mais satisfatória.
Neste particular espero que a Direcção da ANL tire as ilacções correctas e tome as atitudes que julgar convenientes de molde a que futuramente as coisas possam correr de feição, com respeito pelos interesses de todos os intervenientes,com especial cuidado para os dos nadadores.
Sei que não vai ser fácil.
No que se refere à equipa de arbitragem...
Qualquer que seja a prova de natação que aconteça será sempre uma incógnita.
Nunca se sabe o que poderá acontecer.
Quando menos se espera, acontece algo e temos a prova "estragada". Portanto, devemos estar preparados para tudo, mas, simultaneamente, não facilitar rigorosamente nada qualquer que seja a função que pelo J.A. nos tenha sido destinada.
No entanto são as provas "com problemas" aquelas que nos trazem aqueles conhecimentos que fazem a diferença e esta prova do Jamor, foi, neste aspecto, muito importante.
Espero que aqueles que nela tiveram maiores responsabilidades tenham sabido anotar as situações que aconteceram e as soluções adoptadas, para que futuramente possam decidir-se por idênticas soluções ou outras eventualmente mais pensadas e também transmiti-las aos colegas vindouros.
São ainda as "provas com problemas" aquelas que normalmente ajudam a consolidar o espírito de equipa, que deve imperar, para além da solidariedade, da amizade, da entreajuda e do salutar convívio. Fico feliz por verificar que isso mais uma vez aconteceu.
Gosto particularmente da expressão "Família de fim de semana".
Para terminar, uns ligeiros reparos:

- nós não estivemos sózinhos naquele barco. Estiveram lá os nadadores, técnicos, directores e o público. Pode não ter sido bom para nós, mas para os outros não deve ter sido lá muito bom também...
- no cais da piscina, nós não somos protagonistas de nada...não somos vedetas nem heróis...a nossa missão é zelar pela verdade desportiva da competição.
- se os outros pretenderem a nossa colaboração, nas medalhas, por exemplo.Ok! Tudo bem,devemos estar presentes. Mas não é um problema nosso. Como já disse a nossa missão é outra.
- atenção aos piropos aos atletas e outros amigos e também, por vezes, ao demasiado à vontade. No cais da piscina, seja durante a prova, seja no intervalo, seja em que altura for, a nossa postura deve ser a mais adequada. lembrem-se que vestimos uma farda, representamos uma instituição e estamos permanentemente a ser observados, para o melhor e para o pior.
- confesso alguma tristeza por não ter ficado na FOTOGRAFIA DO GRUPO. Nem eu nem a Ana Patacas. Não faz mal, fica para a próxima...

PARABÉNS A TODOS.
BEM HAJAM
Mário Nunes

Anónimo disse...

olá a todos.
cada um manifesta a sua opinião e é livre de o fazer. Mas atenção apesar de tudo o que já se disse, quero so deixar bem claro que, a arbitragem para mim é um hobbi, nao estou nisto para fazer favores a ninguém, nem para agradar a ninguem. Nao admito que imponham regimes de ditadura, isto não é a minha profissão (e bem lixada estava se assim fosse) ando nisto para me divertir, para conhecer pessoas, e fazer amigos.

Faço-me Entender, espero que sim.

Mil Sorrisos :)

Vera Nunes Costa

Anónimo disse...

Para mim a arbitragem é um hobbie que me faz estar mais perto do desporto pelo qual eu tenho grande paixão. Sempre fui para as provas a rir, sempre brinquei, não faz parte do meu feitio estar quietinha e calada..A minha maneira de ser e estar nunca teve má influência no meu trabalho. Quanto a falar com nadadores ou até mesmo treinadores, não fz parte da minha maneira de ser não falar a quem conheço ou a quem fala comigo... Desde que entrei para a arbitragem que falo para toda agente algumas pessoas viram-me crescer, outros são amigos/as fora das piscinas outros são simples conhecidos.
A arbitragem é algo que faço pra descontrair e me divertir, faço-o com gosto o dia que sinta que não estou lá por gosto, sairei até esse dia chegar continuarei lá de cronómetro e apito ao pescoço sempre com a mesma maneira de ser e estar desde o 1º dia.

Boas apitadelas

A.M.

Anónimo disse...

Palavras sábias de Mario Nunes:
"no cais da piscina, nós não somos protagonistas de nada...não somos vedetas nem heróis...a nossa missão é zelar pela verdade desportiva da competição."

Anónimo disse...

Boa tarde a Todos os colegas árbitros.
Venho aqui pela primeira vez escrever algo como árbitro, embora faça parte da direcção da ANL.Contudo não vou aqui fazer qualquer comentário ás opiniões manifestadas.
Apenas quero aqui deixar o pedido de atenção para que este blog seja divulgado a todos os árbitros da Natação. Como árbitro de pólo aproveito para dar os parabens ao criador deste blog.
Já agora aproveito para divulgar a todos, o que está a suceder com dois árbitros internacionais de pólo, onde eu próprio estou incluido, suspensos da actividade pela Federação/CNA, sem qualquer explicação ou motivo, uma vez que não existe qualquer processo disciplinar em curso. O que hoje se está a passar comigo e com o José Tomé pode amanhã acontecer com outros. Da parte do CNA não obtivemos até ao momento qualquer explicação, por escrito ou verbal, o que leva a questionar a posição e actitude do mesmo Conselho, que deveria ser um garante da defesa do corpo de arbitragem.

Saudações desportivas para todos.
José Barradas

Anónimo disse...

Realmente a arbitragem só pode ser um hobbie, não dá para mais.Por isso não pode ser tratado como uma profissão. E deixem a malta divertir-se um pouca nas provas de fim semana porque quando não deixarem quase todos se vão embora.Ou se começarmos a preocupar nos com o dinheiro das provas, então não vamos estar cá muito tempo
Deixem-nos divertir

Anónimo disse...

Bem... a saber...
Fiquei elucidada em relação ao "figurino" de provas de natação pura... Vou arbitrar e espero continuar a ir sempre com boa disposição e ter um fim de semana com a família do apito... creio que mantenho uma postura correcta e, ensinou-me a minha mãe, que devemos ser educados para todos, sem que isso ponha em causa o local onde estamos ou as pessoas com quem convivemos...
Sinceramente, não vi, não ouvi nada que não pudesse ser visto ou ouvido!. Pelo contrário, só ouvi elogios para todos os elementos da arbitragem. Elogios vindos de nadadores que nos têm em consideração, que nos respeitam, porque os tratamos pelo nome, porque "brincamos" com eles, porque os descontraímos antes da prova, porque até já sabemos quando não estão bem...

Por tudo isto e, porque a arbitragem não tem que ser um posto só porque vestimos farda( a qual respeito), vou manter a minha postura dentro e fora do cais duma piscina qualquer...


Saudações aquáticas

Alda :)

Anónimo disse...

Era Bonito era:

(..)"atenção aos piropos aos atletas e outros amigos e também, por vezes, ao demasiado à vontade. No cais da piscina, seja durante a prova, seja no intervalo, seja em que altura for, a nossa postura deve ser a mais adequada. lembrem-se que vestimos uma farda, representamos uma instituição e estamos permanentemente a ser observados, para o melhor e para o pior".

Corrijam-me se é engano o 25 de ABRIL aconteceu, não aconteceu??? Parece que para algumas pessoas não.
Mas que raio de atitude é esta?? Quando a etrega das medalhas leva meia hora ou mais, quando estamos quase 1h sentados pk a prova não foi dada como terminada não podemos falar uns com os outros?! temos de ficar sentados a olhar em frente???? ainda não vimos atitudes incorrectas, vimos foi colegas a falar e a rir ENQUANTO A PROVA NÃO TERMINA e isso (concerteza já perceberam, não?) "CONTINUAREMOS A FAZER"

Todos somos rigorosos em provas e exigentes consigo próprios bem como com os outros e isso "apitos de plastico" é inquestionável agora... os nossos momentos são nossos e continuaremos a conviver senão agradar a alguém... TEMOS PENA!

Não é por ter essa postura que se é melhor, é-se sim alguém carrancudo, mal disposto e com quem poucas pexoas simpatizam (se por isso se é um melhor arbitro... ou não!) e isso todos nós RECUSAMO-NOS a ser! (concerteza já perceberam, não?). keremos ir para as provas a rir, falar com os amigos e falar com os atletas (e sim ficam a saber que eles gostam de cumprimentos! Por isso dizem boa tarde quando entregam a ficha).

Por isso desistam já! Os apitos de plastico vão continuar ser como são!!!

Anónimo disse...

Se os atletas dizem boa tarde quando entregam a ficha é pk sentem simpatia, é pk lhes transmitimos a tranquilidade antes de nadar e mtas vezes a ultima palavra que ouvem se estão nervosos e nós percebemos é nossa... Somos mais que árbitros numa piscina, sei k essa é a nossa principal função mas uma palavra, um sorriso, se for preciso um abraço (quando algo corre mal) porque não darmos?
Sou e serei sempre um apito colorido, que ri, que brinca, que diz parvoices e que se chora se for caso disso esteja eu onde estiver...

Anónimo disse...

Só me faltou acrescentar uma coisa: independentemente de conhecer melhor um atleta que outro (até porque já andei com alguns ao colo!), a partir do momento em que sobem ao bloco, quem fica é a árbitra... e, se tiver que desclassificar, fá-lo-ei com muita pena (já aconteceu...)...

Um aplauso aos árbitros, aos atletas, à alegria e... às gomas...

Alda :)

Anónimo disse...

realmente o artista que diz que não se pode falar com atletas e treinadores durante a prova, é mesmo artista e já deve estar a providenciar uns adesivos para tapar a boca ao pessoal, esperem por mais que vão ver!!!!!!!!

Anónimo disse...

Francamente, que idiotice pegada.
A vossa reacção às palavras do Mário Nunes só se compreende se tiverem algum problema na consciência.
25 de Abril? Ditadura? Liberdade? Calar? Mas o que é isto??? Que sabem vocês do assunto? Convencidos...
O que têm de mal as palavras que ele vos dirigiu? Por acaso disse alguma coisa que vocês não tenham já ouvido? Frequentaram um curso, não frequantaram? E então? Qual a novidade?
Por acaso têm alguma coisa contra no vosso relacionamento com ele? Alguma vez vos exigiu sequer alguma coisa parecida com o que vocês referem?
Meus amigos, andamos nisto hà perto de 16 anos, sempre brincàmos com os atletas, sempre brincàmos entre nós, sempre convivemos com todos os que circulam à volta da piscina e como vocês já passaram por cá dezenas.E nós vamos ficando... O que é que vocês pensam que trouxeram de novo? Acham que descobriram a pólvora?
Ora tenham mas é juízo e aprendam é alguma coisa com ele... se quizerem.
Para si Alda, você não desclassifica ninguém...não diga isso em lado nenhum. Quando muito você anota o que viu de errado e se calhar não vê tudo. Quem desclassifica é o J.A.. sabe disso não sabe?
Como vê, fiz apenas uma chamada de atenção, um pequeno reparo. Sem problema...Entre nós.
Algo parecido, embora num contexto diferente, foi o que o MNunes fez.
Tenham paciência...injustiças! Não!
Agora que o Mário Nunes tem a mania que é professor..lá isso tem.

Desculpem o tom mas fiquei mesmo chateado...

A.M. :)

Anónimo disse...

Temos por aqui mais uns valentões da treta. Entre eles utilizam as alcunhas e as iniciais. Para desancar no chefe já nem isso utilizam e identificar-se tá quieto.
Aqui como noutros lados corajosos q.b.
bahhhhhhhhhhhhhhhh

Anónimo disse...

Ó anonimo das 2.44 falas falas mas nao te vejo a identificares-te? ou identificaste-te e nós não reparamos?

Anónimo disse...

Venho por este meio pedir que não voltem a ser utilizadas as minhas iniciais A.M. para que não existam confusões.
Quem coloca alguns posts sou eu em conjunto com alguns colegas e A.M. são as minhas iniciais, quem pertence aos apitos de plástico sabe quem sou pois até nas provas nas fichas dos atletas assino assim.
O comentário acima escrito não foi feito por mim, quem me conhece sabe...

Beijinho e mais uma vez peço que as inicias A.M. não sejam utilizadas

Boas apitadelas

A.M.

Anónimo disse...

anonimo das 2.44 caso não tenha reparado e conforme foi dito não existem figuras importantes na arbitragem.... somos todos COLEGAS cada um com uma função não temos chefes, temos sim um colega com uma função mais importante que a nossa!

Ou quando dá jeito é de uma maneira e quando não dá jeito é de outra?

a.m. tens razão sabemos que não foste tu a escrever aquele comentário porque te conhecemos.

Já percebemos que estão a utilizar iniciais da "Malta do apito" ganhem juizo! falsos moralistas!

Anónimo disse...

Ó Madeirenxe impoe respeito no blog. Isto já parece o "bailinho da Madeira". Calma, senão o principio que levou à criação do blog pela a.m. e gx é disvirtualizado. O objectivo era teremos um espaço nosso para trocarmos ideias após as nossas duras "lutas" vamos manter esse espirito, please?
Beijos cs

Anónimo disse...

Penso que já foi dito tudo sobre o tema lançado no post. Estamos há um bom bocado a divagar por temas que nada têm a ver com o inicial, deixando este de ser um post de críticas e sugestões ao que aconteceu nos Campeonatos Regionais Juv, Jun. e Sen.e Open Lx PL, passando a ser um ataque directo e por vezes anónimo ao Presidente do CDA, Mário Nunes. Por isso, como já foi tudo dito, já foram apontadas todas a criticas e sugestões, sugiro que terminemos com este post por aqui, que esqueçamos os Campeonatos passados e nos foquemos no Torneio Nadador Completo de Cadetes e no Torneio de Páscoa do INATEL. Para tal, foi colocado um novo post onde esperemos voltar a ver críticas, sugestões e que desta vez possamos dizer algo do bom.

Beijinhos e Abraços
Madeirenxe

Anónimo disse...

Boa tarde!É a primeira vez que aqui vou deixar algum comentário e, após, ter lido os anteriores comentários com toda a atenção e, graças a alguns deles, sou obrigada a concordar com o madeirenxe...Isto já mais parece o tanque da aldeia onde se lava a roupa suja (se me permitem a expressão).Para quem ainda não se apercebeu, este blog não foi criado com essa intenção e fico indignada ao verificar a ocorrência deste tipo de situações.
Relativamente às provas do fds passado, quero felicitar toda a equipa de arbitragem pelo trablaho desenvolvido e um especial abraço ao JA, que mesmo sem ter culpa de nada foi quem "comeu pela medida grossa".
Finalmente, só vos quero dizer que somos bons naquilo que fazemos, porque se assim não fosse, acho que a prova não se teria realizado e há que convir que fomos nós quem muitas vezes "puxou a carroça"!

Beijinhos e boas provas

Andreia Simões